Em uma sessão de grupo focal, o formato tem bastante semelhança com uma entrevista, que no desenrolar acaba se tornando um debate entre os participantes. Nessa situação, é necessário a presença do moderador que conduzirá a sessão de forma equilibrada, mantendo uma conduta ética, imparcial e responsável.

Além de um local adequado, os participantes de um grupo focal precisam contar com um bom moderador. Esse profissional vai conduzir a dinâmica no grupo, introduzir assuntos, captar e interagir com as respostas dos participantes. Também é o moderador que, em muitos casos, analisa e apresenta os pontos em destaque descobertos nos grupos.

Um bom moderador sabe mudar o rumo do roteiro e da discussão quando necessário, percebendo novos temas que não tinham sido considerados a princípio. E sabe retornar ao roteiro, sem quebrar ou desaquecer o grupo.

Essas qualidades num moderador fazem toda a diferença na hora da aplicação de uma pesquisa. Com elas, as probabilidades de alcançar os objetivos almejados são altas, gerando mais assertividade e sucesso na tomada de decisão e no planejamento estratégico.

O Instituto Gênese dispõe de profissionais altamente qualificados e experientes para esta atividade.

Se sua empresa demanda estudos qualitativos, fale conosco!

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.