A imagem da marca se refere a um conjunto de associações vinculadas à marca de uma empresa ou organização que os consumidores mantêm na memória. Essas associações representam determinado significado ao consumidor, principalmente nas decisões que possam representar envolvimento, referente ao valor que a marca lhe representa. Ou seja, a associação com determinada marca representa uma imagem na memória do cliente que incluem percepções de qualidade e atitudes conectada com a referida marca. Essa associação, além de existir, representa uma força que afirma essa marca na memória, ou seja, quanto maior for a experiência do cliente com a marca, maior será a força de associação em sua memória.
A pesquisa sobre a imagem que o consumidor forma de um determinado marca constitui um importante instrumento para um melhor direcionamento das decisões sobre lançamento de produtos e serviço, aperfeiçoamento e desenvolvimento de estratégias de posicionamento, bem como do composto de comunicação para melhor apoiar sua performance no mercado.
O estudo da imagem é também a análise da construção da visão do público-alvo com relação à determinada empresa, ou seja, pautado em atributos subjetivos ou não, o consumidor estrutura sua própria imagem da organização. Tal imagem é constituída através do conhecimento desse consumidor ou de informações repassadas a ele.
O estudo e a referência nas marcas, permitem identificar a posição de uma determinada empresa frente a seu público-alvo, através dos valores e benefícios identificados por esse público e consequentemente atribuídos à determinada marca, tornando-a, assim, o ponto de representatividade da organização perante o ambiente onde a mesma se encontra inserida.
Percebe-se a cada dia que para as empresas definirem as melhores estratégias mercadológicas possíveis e prudentes, deve-se buscar pelo que pensam os consumidores através de pesquisas qualitativas e quantitativas.
O Instituto Gênese está à disposição de sua empresa para desenvolvimento de estudos relacionados a imagem e posicionamento da marca. Entre em contato conosco. Um de nossos especialistas apresentará mais detalhes.
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